Espero que você goste desse artigo.
Se você quer recuperar dados, CLIQUE AQUI para realizar um orçamento sem custo e sem compromisso.

Cuidados a se Tomar Com o HD

Há 58 anos, quando media 14×8 polegadas, o disco rígido, popularmente conhecido como HD, carrega a responsabilidade de armazenar todas as informações do sistema. 

Por isso, mais do que possuir uma super placa de vídeo, um poderoso processador ou um grande espaço em memória, é necessário investir em um bom HD para guardar com segurança todos estes recursos.

 O HD é chave para o armazenamento de dados, ele é seguro e rápido para acessar os dados armazenados. Estamos inclinados a confiar naquilo que conhecemos, por isso, antes de saber dos cuidados que se deve ter com o HD, você precisa saber como ele funciona.

Como Funciona um Disco Rígido?

Antes de você saber como ele funciona, você precisa saber do que ele é feito, e quais são os seus componentes.

Todos os componentes do HD são mecânicos, ou seja, eles trabalham em conjunto.

O HD é composto pelo disco de gravação ou prato, cabeça de leitura, braço e o atuador. Essas são as partes mais importantes do HD. Vamos ver de cada vez.

Disco de Gravação ou Prato.

Todas as informações são gravadas nele. Ele é feito de alumínio e revestido pelos dois lados de um material magnético. 

Alguns HDs podem ter mais de um disco, eles ficam um sobre o outro, mas sem tocar.

No disco há inúmeras linhas, invisíveis a olho nu, elas funcionam como “gavetas” para o armazenamento das informações.

As informações são gravadas enquanto o disco roda em uma velocidade entre 5.600 a 7.200 RPM. Em alguns HDs mais avançados essa velocidade pode ser maior.

Caso algo encoste no prato, ele pode ser arranhado e os seus dados perdidos.

Cabeça de Leitura.

Ela é responsável tanto pela leitura como pela escrita das informações. A cabeça de leitura pode estar perfeitamente alinhada para não tocar no prato. A distância entre eles é menor que a espessura de um fio de cabelo.

Muitas das causas de perda de dados no HD é por conta da cabeça de leitura encostar no prato arranhando o disco, e assim, perdendo as informações gravadas.

Braço.

Ele é responsável por mover a cabeça de leitura pelo prato. A sua função é relativamente simples. Ele precisa se mover muito rápido.

Atuador.

Ele é responsável por mover o braço e por mantê-lo alinhado.

Mas assim como qualquer equipamento, o disco rígido deve ser preservado e otimizado. São necessários alguns cuidados especiais para minimizar o risco de o dispositivo apresentar falhas e o usuário acabar por perder todas as informações. Portanto, listamos 3 etapas onde as pessoas mais têm dúvidas em relação aos cuidados com o HD, para prolongar sua vida útil, confira:

Cuidados a Serem Tomados na Hora de Comprar um HD

É comum que na hora de comprar um HD, os usuários atentem apenas a questões como marca e capacidade de armazenamento, porém, a tecnologia utilizada na fabricação do HD, diz muito mais sobre seu desempenho.

Se o disco rígido não for baseado em tecnologia atual, isto influenciará em velocidade, desempenho e segurança. 

Portanto, é essencial certificar-se de que o HD que você está comprando, seja compatível com o seu computador, afinal, de nada adianta um conector SATA de 6Gbs se o seu PC não tem uma interface compatível.

A capacidade de armazenamento ou “tamanho” do Hard Disk, é um fator importante, mas varia de usuário para usuário, uma vez que pode ser utilizado para fins pessoais ou profissionais.

Podemos encontrar por aí desde HDs de 160Gb com capacidade para armazenar aproximadamente 30.000mp3, 235 filmes e 800.000 fotos, até HDs de 1.500Gb (1.5 Terabyte).

Próximo ponto: Velocidade. Está aí uma questão que poucos entendem, mas muitos querem! 

Um HD possui um – ou mais – pratos – onde são guardadas as informações – que giram sob um eixo e uma cabeça de leitura. Quanto mais rápido o prato for girado pelo motor, mais informações poderão ser lidas e escritas em um curto espaço de tempo. 

O termo RPM, bastante utilizado, significa “rotações por minuto” (do prato), por isso, se você realmente precisa de velocidade, já pode encontrar HDs de até 10.000 RPM no mercado.

Cuidados a Serem Tomados Para Manter o HD Saudável

A poeira é uma das maiores inimigas dos HDs. Uma partícula de poeira pode destruir a superfície dos discos, pois rodam em alta velocidade, então, uma boa dica é utilizar capas protetoras quando for manusear sua máquina.

A temperatura é outro fator preocupante. Altas temperaturas podem causar travamentos, desligamentos inesperados, degradação física e até a perda dos dados

Geralmente a temperatura máxima se dá em torno dos 60 graus, mas é essencial que se leia o manual para obter os números exatos de cada um.

Evite impactos. Como explicamos anteriormente, o HD é feito de discos que são rotacionados e um cabeçote que se desloca do centro até a borda, ou seja, este hardware possui partes móveis, o que o torna extremamente sensível

Uma queda ou impacto poderia fazer estas peças se esbarrarem ou quebrarem, podendo causar danos irreversíveis. A dica é ter muito cuidado ao transportar a máquina e quando for manuseá-la, mantê-la sempre em superfície acolchoada.

No caso de HDs externos, é realmente necessário realizar o procedimento de “remover o hardware com segurança” antes de retirá-lo da entrada USB do computador.

Dessa forma, evita-se que o disco seja removido durante uma operação de escrita e, por exemplo, corrompa tabelas e arquivos, acarretando na perda de informações.

Muitos outros cuidados são importantes, mas para finalizarmos os principais deles, não poderíamos deixar de falar do backup. 

Este método preventivo trata-se da replicação dos dados do sistema para outro dispositivo, e é importantíssimo, pois protege as informações de possíveis incidentes no âmbito virtual ou físico. Rotinas de backup podem ser feitas manualmente, através do típico “CtrlC/CtrlV”, ou de maneira automatizada. 

Você pode guardar os arquivos na partição do disco rígido separada do sistema, na própria máquina, ou em mídias externas.

Cuidados a Serem Tomados na Hora de Recuperar o HD

Quando não se consegue mais acessar as informações e toma-se ciência de que o HD está danificado, o ideal mesmo para recuperar o HD, seria possuir um backup, plugar a nova mídia no computador e obtê-las todas ali novamente de maneira simples e rápida.

Mas o que acontece na realidade, é que muitas pessoas ainda contam com a sorte e se previnem apenas depois que o desastre acontece. E aí, o ideal é ter calma e ser o menos invasivo possível para não causar mais stress no equipamento.

Antes de recorrer à um programa de internet, seja ele pago ou gratuito, é importante ter em mente que eles não apresentam nenhuma garantia de recuperação de HD, e se o usuário for leigo, não saberá identificar o programa ideal, em meio à tantos, e muito menos a empresa que está “por trás” dele – se é que ela existe. 

Portanto, tenha como única alternativa, buscar por uma empresa especializada, imediatamente.

Uma empresa de recuperação de dados atua literalmente como uma clínica de HD, pois conta com técnicos, ambiente climatizado e higienizado, hardwares e softwares, sem contar com o estoque de equipamentos para casos emergenciais.

Tudo isso visando o bom tratamento do dispositivo, a recuperação de sua saúde e o prolongamento de sua vida útil.

Além de toda essa estrutura, a Corvus possui mais de 30.000 cases de sucesso no mundo todo e garante a confidencialidade das informações. 

É plenamente capacitada a recuperar dados em mídia, e por isso permite que o cliente só realize o pagamento quando as informações forem realmente recuperadas, o que só atesta mais o seu know-how técnico.

Conclusão

Com tudo isso, é claro que ainda com todos os cuidados o HD ainda pode parar de funcionar, e caso isso aconteça, você vai precisar de ajuda de uma empresa especializada na recuperação de dados. 

Por agora saber das fragilidades do disco rígido, tome todos os cuidados que citamos acima, para que a vida útil do seu HD seja bem longa e você não tenha que passar pela dor de cabeça que é a perda de dados. 

Mas caso a perda de dados aconteça conte com a Corvus para fazer a recuperação dos seus dados de uma forma segura e rápida. 

Caso haja qualquer dúvida fale com os nossos especialistas, estamos disponíveis todos os dias e estamos aptos para te ajudar. 

Entre em contato e veja o que a Corvus pode fazer pelo seu HD!

(Visited 2 times, 1 visits today)