Espero que você goste desse artigo.
Se você quer recuperar dados, CLIQUE AQUI para realizar um orçamento sem custo e sem compromisso.

HD Quebrado, e Agora Como Consertar?

HD quebrado, e agora? O que fazer? A quem procurar? Como consertar? Se você não consegue responder essas perguntas não se preocupe, eu vou te explicar tudo o que você precisa saber para lidar com isso.

Os dados armazenados no HD são importantes para a nossa vida. Os dados são as coisas mais importantes para uma empresa e a perda deles pode ser trágica.

Para a maioria das pessoas a recuperação de dados de um HD, não é algo para se pensar.

Às vezes parece uma realidade tão distante que nem nos preocupamos com os cuidados que precisamos ter com os nossos computadores, notebooks ou servidores no caso de uma empresa.

Caso o HD quebre todos os dados armazenados ficam em risco, e nesse momento você precisa saber o que fazer.

Só você sabe qual é valor dos seus dados e o quão importante eles são para você.

Eu quero desbravar esse assunto com você nesse artigo, para que quando isso acontecer você saiba o que fazer, e também saiba quais cuidados deve tomar para estender a vida do seu HD. Assim, não cuidando apenas do seu HD, mas também dos seus dados.

O Que Faz um HD Parar de Funcionar?

O HD é extremamente sensível, são muitos os motivos que levam ele a parar de funcionar, que vão de falhas mecânicas do próprio HD à quebra por motivos externos, como quedas, acidentes e até ataques hackers.

HD Parou de Funcionar Por Falha Mecânica.

Ainda que não pareça o HD é uma peça mecânica, todo o seu funcionamento é mecânico. E por ser mecânico pode falhar.

Umas das principais funções do HD é o armazenamento das informações, essas informações são registradas no disco. Se esse disco for arranhado, o HD começa a falhar no registro e acesso às informações.

Quando o tempo de vida do HD já está muito avançado ele pode demonstrar falhas na leitura e no armazenamento dos dados.

Como evitar que o HD pare de funcionar por falha mecânica.

O HD é muito sensível, todas as suas peças são milimetricamente ajustadas. Por esse motivo evite ao máximo qualquer tipo de batida, pancada ou queda do aparelho.

Qualquer movimento mais brusco pode afetar a mecânica do seu HD.

Parar de Funcionar Por um Ataque Hacker.

 Isso pode parecer uma coisa que só existem em filmes, acredite não é. Existem inúmeras armadilhas na internet esperando apenas um clique para infectar os seus computadores.

Mas você pode se perguntar por qual motivo uma pessoa vai criar um vírus só para infectar o computador das pessoas?  Pode ser só por diversão ou por motivos ainda piores.

Existe um tipo de ataque que é chamado de ransomware que infecta o seu computador para “sequestrar” os seus dados e cobrar um resgate por eles. Isso acontece muito com empresas. O próprio STF já sofreu com esse tipo de ataque

Existe também o ataque de força bruta, onde muitos servidores começam a bombardear o seu servidor com o intuito de invadir.

Esses ataques podem inutilizar o seu HD.

Como Evitar Perda de Dados Por Ataque Hacker.

A primeira precaução é ter um antivírus instalado, atualizado e ativado. Ele vai te proteger de qualquer tipo de vírus malicioso.

Ainda que com o antivírus instalado evite qualquer site que não seja seguro. O próprio Google analisa o site e informa na barra do URL se o site é seguro. Sites seguros possuem o “S” no fim do http, ficando https.

Outra arma muito utilizada pelos hackers são links em emails. Emails com ofertas imperdíveis que te pedem para acessar um link desconhecido. Sempre suspeite, a segurança nunca é demais.

HD Parou de Funcionar Devido a um Acidente.

Podem ocorrer inúmeros acidentes como pico de energia, incêndios, enchentes. Ou às vezes não é algo tão sério assim, pode ser um copo de água, ou qualquer outro líquido, que por acidente você deixou cair no seu computador, notebook, ou servidor da sua empresa.

Esses acidentes podem queimar o seu HD causando a perda de dados.

Como Evitar Perda de Dados Por Acidente.

Esse tipo de perda é difícil de evitar, porque é difícil de prever. Ninguém espera causar um acidente.

Para proteger o seu HD de picos de energia, tenha um nobreak instalado, ele vai regular a contagem elétrica que vai chegar no seu computador.

E também evite qualquer tipo de líquido perto dos seus aparelhos.

É Possível Consertar um HD Quebrado?

Sim, é possível consertar um HD. Mas depende do estado físico dele.

Mas é a melhor coisa a se fazer? Não. O HD armazena os seus dados, ele precisa estar com um bom funcionamento. Não é confiável armazenar os dados em um HD “consertado”.

O melhor a se fazer nessas situações é fazer a migração dos dados do HD quebrado para um HD novo. Que por muitas vezes sai mais barato do que o conserto do HD quebrado.

Dependendo do estado do HD, todas as informações podem ser recuperadas. Mas há casos em que só uma parte é recuperada.

Como Recuperar Dados do HD.

Você pode tomar todos os cuidados que eu disse antes, mas por ainda assim pode correr o risco de perder os seus dados. E nesse caso você vai precisar de ajuda de uma empresa de recuperação de dados.

Mas antes de buscar uma empresa de recuperação de dados você pode tentar recuperar os dados você mesmo, o que não aconselhamos de forma alguma. Porque como eu disse, o HD é extremamente sensível e até as partículas no ar podem afetá-lo.

Você pode tentar usar softwares de recuperação de dados gratuitos, o que também não te aconselhamos.

A recuperação de dados é muito sensível, qualquer erro pode corromper os seus dados, fazendo com que seja impossível a recuperação deles.

Não existe mágica na recuperação de dados, é necessário muito trabalho, profissionais capacitados e muita tecnologia para criação de softwares que consigam auxiliar na recuperação dos dados.

Muitas tecnologias para recuperação de dados não existem e precisam ser desenvolvidas pelas empresas.

Além de um profissional qualificado e tecnologia, o HD só pode ser aberto em uma Sala Limpa Classe 100. Esse tipo de sala é feita para evitar que as partículas contidas no ar afetem o disco do HD.

A Corvus é uma empresa que segue todos esses padrões, e que possui tecnologias inovadoras na recuperação de dados.

Quanto Custa Para Recuperar os Dados?

O valor depende da gravidade do problema, por isso o valor varia muito. Os problemas mecânicos são os mais graves, esse vai ter o seu valor um pouco mais elevado.

Por esses motivos é necessário que o diagnóstico do problema seja feito de uma forma rápida e clara.

Conclusão

É possível consertar um HD quebrado, mas essa não é a melhor decisão. O melhor é recuperar os dados e migrar todos eles para um HD novo.

Caso o seu HD comece a demonstrar problemas, não importa qual seja, desligue o seu aparelho e nas primeiras 72 horas entre em contato conosco.

Não tente abrir o seu HD, isso pode prejudicar ainda mais a recuperação dos seus dados, ou até mesmo tornar impossível a recuperação deles e tornando o serviço ainda mais caro.

Caso você perceba que o seu HD está parando de funcionar, nos procure. Atendemos 24×7, estamos sempre disponíveis.

(Visited 1 times, 1 visits today)