Espero que você goste desse artigo.
Se você quer recuperar dados, CLIQUE AQUI para realizar um orçamento sem custo e sem compromisso.

A Importância do Backup

O que você faria se perdesse todos os seus dados agora? Pense no prejuízo irreparável que seria perder os dados de seus contatos, históricos e documentos financeiros, ou mesmo o aborrecimento que a perda de documentos pessoais, causaria. Neste artigo abordaremos a importância do backup para empresas e pessoas.

Infelizmente, é muito comum que comecemos a nos prevenir só depois de passarmos por algum aperto. Em caso de perda de informações, ainda que possamos recorrer à solução de recuperação de dados – e ainda bem que ela existe -, vale lembrar, que ela é uma ação emergencial, o que sempre pode acarretar algum impacto. Portanto, onde houverem informações, deve haver uma solução de backup!

Problemas menos críticos

  • Bad blocks: Ocorre em situações de picos de energia ou quando o computador é desligado incorretamente. Este problema na verdade não tem solução mas pode ser contornado: é possível “trocar o block” danificado por outro em bom funcionamento, isto porque na fabricação o HD já possui locais danificados, mas no fim dele há vários blocks livres que não estão sendo utilizados.
  • Placa queimada: Se dá devido a alguma tensão ou problema similar. Caso a placa lógica queime, compre uma nova – será necessário comprar um HD absolutamente igual e com a placa lógica intacta, feito isso, basta substituí-la.

Existem duas principais formas de fazer backup:

Manual: é geralmente utilizada por usuários domésticos e pequenas empresas que fazem a cópia de seus arquivos e dados para um Disco Rígido que não é o que está em uso. Essa forma de backup ajuda em alguns casos, mas não pode ser considerada uma solução, uma vez que está vulnerável à falhas humanas, como esquecimento, e à falhas dos equipamentos.

Automática: é indicada para pessoas e empresas que buscam por uma forma profissional de fazer backup. É uma solução que requer investimento, porém minimiza significativamente os riscos ao replicar os arquivos e informações em local externo – normalmente, em ambiente de datacenter – e executar rotinas automatizadas que eliminam risco de falhas humanas, garantindo maior continuidade dos negócios.

Agora que sabemos as principais formas de backup, bem como a grande vantagem de ter uma solução profissional e automatizada, vamos conhecer um pouco mais sobre as características dessas soluções:

Rotinas de backup

A frequência com que uma rotina de backup para empresas, ou mesmo para pessoas que querem estar precavidas, depende diretamente da periodicidade com que o usuário cria ou modifica os arquivos, ou que os sistemas sofrem alterações – no caso de backup de sistemas, é preciso considerar uma solução de backup ainda mais complexa que as convencionais. Ou seja, é possível que um usuário seja plenamente atendido com uma rotina de backup diário, ao passo que uma empresa pode ter backups sendo realizados em tempo real em sua rede.

Tipos de backup

Pessoas e pequenas empresas apresentam necessidades básicas de segurança da informação que podem ser supridas por soluções de backup que envolvam simples cópias de segurança de arquivos e pastas. Já para empresas maiores, que lidam com informações complexas como sistemas operacionais e bancos de dados, são necessárias políticas de segurança mais incrementadas. Vamos conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de backup para empresas e pessoas:

Backup diferencial

É um backup para empresas que trabalha com uma replicação completa do arquivo alterado, ou seja, um arquivo de 1GB que sofre uma alteração de apenas 10MB é totalmente transferido para o ambiente de backup. Essa solução pode atender plenamente um usuário doméstico ou uma empresa pequena, mas passa a tornar os custos de transferência e armazenamento muito altos quando o volume é grande.

Backup incremental

É um backup para empresas maiores que trabalham com arquivos dinâmicos, que são alterados a todo momento. O backup incremental armazena os arquivos alterados, individualmente, e replicam apenas as informações que mudaram desde a cópia de segurança anterior, economizando banda, desempenho e espaço em disco.

Conclusão

Rotinas de backup caseiras e manuais, apesar de apresentar baixo custo, estão sujeitas a falhas humanas e não resolvem 100% do problema. Já soluções de backup profissionais apresentam rotinas automatizadas e replicam as informações em ambiente seguro e disponível. Na hora de escolher a ferramenta mais adequada, a empresa, ou individuo, deve atentar-se ao tamanho e complexidade de sua rede, bem como o volume de informações modificadas diariamente.

Além de socorrer os menos precavidos em situações emergenciais através de seu serviço de recuperação de dados, a Corvus provê soluções profissionais de backup e apresenta a estrutura adequada para armazenar informações de forma segura e sigilosa. Dessa forma, você e seu negócio não estarão mais à mercê da sorte, mas sim, nas mãos de uma empresa especializada em cuidar dos dados e informações de empresas e pessoas.