Espero que você goste desse artigo.
Se você quer recuperar dados, CLIQUE AQUI para realizar um orçamento sem custo e sem compromisso.

O que é SSD?

Diante de constantes avanços tecnológicos, aparece um novo protagonista, o SSD. Mas você sabe o que é um SSD?

Antes de entrar nisso, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do SSD. Ele surgiu no mercado em 2006, mas a sua tecnologia já existia a alguns anos antes, desde 1979. Ele foi criado pela empresa Dataram.

Hoje, grandes empresas já desenvolvem essa tecnologia. Ela já está difundida no mercado, e alguns notebooks já estão sendo fabricados com o SSD.

SSD (Solid State Drive) em tradução livre pode ser chamado de “Disco de estado sólido” todos os seus componentes são sólidos, diferente do HD que tem vários processos mecânicos. Ele tem aparecido como uma boa opção para substituir o HD.

Vamos juntos analisar tudo isso. Vou mostrar a você:

  • Como um SSD funciona
  • O SSD é melhor que o HD
  • Quais são as desvantagens SSD
  • Recuperação de dados do SSD

Como um SSD funciona?

Antes de sabermos como ele funciona, precisamos saber quais são seus componentes.

Ele é composto pela memória flash e o controlador.

O SSD funciona com cargas elétricas, ele não possui componentes soltos como o HD. Ele tem todos seus compostos sólidos, sem precisar de canais ou tubos para a movimentação dos seus componentes.

O SSD é silencioso e não requer que esteja conectado a uma fonte de energia externa para manter as informações armazenadas.

Qual é melhor, SSD ou HD?

Como eu disse, o SSD é um novo protagonista que está surgindo no mercado, ele pode trabalhar junto ao HD ou até mesmo substituí-lo.

O SSD hoje já é utilizado em inúmeros aparelhos como ultrabooks, notebooks ultrafinos. E tem aparecido como um bom upgrade para os PC gamers, facilitando a abertura e funcionamento de jogos online, que requerem muita rapidez no processamento das informações.

O SSD se destaca pela sua velocidade incomparavelmente maior do que a do HD. Enquanto o HD roda entre 50 a 120 MB\s, o SSD roda entre 200 a 500 MB\s. A diferença é enorme.

O HD por sua vez é mais barato que o SSD, e tem uma capacidade de armazenamento maior. O SSD ainda está se tornando mais acessível e com cada vez mais espaço para memória.

Pelo SSD não ter compostos soltos, como o HD, ele é mais seguro com relação à perda de dados por consequência de quedas ou batidas. O HD sofre bastante com as quedas e pancadas causando perda de arquivos. O SSD se mostra mais resistente.

A boa notícia é que os dois podem trabalhar juntos, assim você pode otimizar o seu computador com a instalação de um SSD e continuar com os benefícios do HD.

Quais são as desvantagens do SSD?

Infelizmente na vida nada é cem por cento bom, logo o SSD também não. Ele possui algumas desvantagens.

A vida útil do SSD é relativamente curta, chegando ao fim dessa vida ele pode começar a demonstrar falhas para reparar alguns arquivos, e pode chegar até a perda de dados e a recuperação é bem mais delicada do que a recuperação dos dados do HD.

O seu valor ainda é um pouco elevado, o preço varia dependendo do tamanho da memória.

A capacidade de armazenamento é outra desvantagem, em comparação ao HD a memória ainda é pequena.

Apesar dessas desvantagens, o SSD ainda continua sendo uma ótima opção para acelerar o seu computador ou notebook.

Recuperação dos dados SSD

Como o tempo de vida relativamente curto do SSD, uma preocupação pode surgir: E se o meu SSD falhar eu vou perder todos os meus arquivos? Eu vou conseguir recuperá-los no caso de perda?

A recuperação de dados do SSD é complexa, mas não totalmente impossível. A Corvus é uma empresa que está a anos no mercado e usa softwares inovadores para recuperação de dados. E, na grande maioria dos casos, os dados são recuperados.

Conclusão

O SSD é uma ótima alternativa se você quer acelerar os processos do seu computador. Você pode até substituir o HD pelo SSD. Mas o melhor é que você os use em conjunto, porque o SSD ainda não tem uma memória de armazenamento muito alta e o HD pode cobrir nesse quesito. O meu conselho é que é uma boa opção o investimento no SSD, ele vai agilizar a sua e vida no processamento e abertura dos seus arquivos.

E em caso de alguma perda de dados devido ao mau funcionamento, a Corvus te ajudará na recuperação dos seus dados. Entre em contato conosco.

(Visited 1 times, 1 visits today)