Espero que você goste desse artigo.
Se você quer recuperar dados, CLIQUE AQUI para realizar um orçamento sem custo e sem compromisso.

Particionar HD Melhora o Desempenho?

A maioria dos computadores, notebooks e servidores, já vem de fábrica com uma única partição no seu disco rígido.

Isso significa que, ele como um padrão, aparece como Disco Local (C:).

De qualquer forma, manter todos os seus dados, aplicativos e os sistemas operacionais na mesma partição pode ser bastante arriscado.

Se porventura algo de errado aconteça com a partição do arquivo index do seu Drive (C:) o sistema não funcionará além desta unidade.

Tudo isso é capaz de ocasionar uma perda de dados em toda a partição.

Esta é a partição que informa ao sistema do seu computador onde estão localizadas partes dos seus dados que estão armazenadas em seu disco.

Mesmo ao inicializar o sistema inserindo um HD Externo, por exemplo, não seria possível fazer a leitura e acessar os dados.

“O particionamento de um HD em múltiplas partes independentes, pode aliviar inúmeros tipos de dores de cabeça relacionadas ao PC.”

  • Uma unidade, três partições, por exemplo:
  •  Disco Local (C:);
  •  Disco Local (D:);
  •  Disco Local (E:).

Ao particionar o HD, basicamente, significa dizer ao seu computador para tratar porções das suas informações como entidades separadas.

Manter os seus Apps, que não são atualizados com frequência, em uma partição diferente, daquelas onde estão localizados os dados atualizados com frequência, torna muito mais rápido fazer um Backup e restaurá-lo, por exemplo.

Além disso, a probabilidade de sofrer uma perda total dos dados, é muito menor, seja por um acidente, por uma formatação acidental dos dados do HD do Desktop.

No tocante ao particionamento do HD, têm surgido muitas dúvidas, pois há quem diga que existe a possibilidade de torná-lo mais rápido.

Como especialistas na Recuperação de Dados em Hard Disk e dispositivos de armazenamento externo, podemos confirmar: sim, é verdade.

O simples fato de dividi-lo em várias partes diminui a quantidade de vezes que ele é solicitado, acessado e modificado, o que, consequentemente, faz com que o tempo de resposta seja diminuído.

5 Razões que você precisa considerar para particionar seu HD:

Organização:

Algumas pessoas “sentem” que ao dividir ou separar os componentes em vários Drivers, é a melhor maneira de organizar os seus dados.

Para muitos, a cada nova partição é uma maneira mais eficiente de organizar os dados, do que a hierarquia das pastas em uma única unidade.

Para muitos, a cada nova partição é uma maneira mais eficiente de organizar os dados, do que a hierarquia das pastas em uma única unidade.

  • Backup:

Mais especificamente, o particionamento do HD possibilita a granularidade na Solução de Backup.

Sem dúvidas é mais fácil fazer backup de uma partição inteira do HD, do que ter todos os dados juntos e precisar separá-los para isso.

  • Segurança:

Criptografar um HD inteiro ou precisar separar as informações também é muito mais complicado e muitas vezes, desnecessário, do que fazê-lo em uma partição inteira.

  • Velocidade:

Dependendo de como você utiliza seus dados, é possível mover dados utilizados com menos frequência em uma partição separada, deixando-os “fora do caminho” para utilizar os dados que você usa sempre com mais velocidade.

  • Multi-boot:

Se você quer ter vários sistemas operacionais instalados no seu computador, é possível instalar um em cada partição do HD e, ainda, selecionar qual deseja utilizar na hora da inicialização.

Muitas pessoas não têm seus HDs, corporativos ou domésticos, particionados. De fato, existem situações onde isso pode não fazer muita diferença para o usuário.

Um dos principais motivos que as pessoas buscam pelos tutoriais para particionar a memória de seu HD, uma maneira simples para tentar proteger os seus dados, o sistema operacional.

Você já sabe que até mesmo, particionar para distribuir de forma específica para cada uma das suas tarefas, faz prolongar a vida útil do disco e seus componentes.

Nós, como especialistas em HD, sistemas RAID e mídias no geral, podemos te auxiliar quanto aos melhores caminhos a seguir nesse sentido. Saiba mais com a Corvus.

Por vezes, particionar o seu HD é uma tarefa que te ajuda para, poder instalar um software para testes, um sistema operacional diferente do padrão.

(Visited 9 times, 1 visits today)