Espero que você goste desse artigo.
Se você quer recuperar dados, CLIQUE AQUI para realizar um orçamento sem custo e sem compromisso.

Perdas de Dados do HD, Quais os Principais Motivos?

A perda de dados é mais comum do que você pensa. Por isso, é vital você saber como evitar a perda de dados do HD.

Todas as informações armazenadas no HD são vitais para os seus proprietários.

A perda de dados pode ocorrer por inúmeros motivos. Eu vou te mostrar quais são os principais motivos que causam a perda de dados e, além disso, vou te mostrar as fragilidades do HD.

E o que você pode fazer para tentar reduzir as chances de perda dos dados. E caso haja necessidade faça a recuperação do HD.

6 Principais Motivos Que Causam Perda de Dados No HD:

  • Motivos mecânicos;
  • Invasão: Ransomware;
  • Queda e picos de energia;
  • Por falhas humanas;
  • Sobreposição de informações.
  • Incidentes: enchentes, incêndio.

Perda de Dados do HD Por Falhas Mecânicas.

O HD, ainda que não pareça, é uma peça mecânica. Todo o seu funcionamento de escrita e leitura dos dados são feitas mecanicamente.

Ele precisa estar perfeitamente alinhado para poder funcionar sem maiores problemas. A distância entre o disco magnético (onde os dados são registrados) e a cabeça de leitura é menor do que a espessura de um fio de cabelo.

Qualquer toque no disco magnético pode causar a perda de dados. Por isso, o mecanismo do HD precisa estar funcionando perfeitamente.

Com o tempo de uso avançando o HD pode começar a apresentar falhas nos mecanismos, nesse caso o melhor substituí-lo antes que essas falhas atinjam os dados registrados.

O que mais afeta os mecanismos do HD são as batidas e pancadas. São inúmeros os casos de perda de dados após a queda do HD .

Geralmente após uma queda ou batida mais forte o HD começa a fazer barulho durante o funcionamento, esse som vem do disco, que provavelmente está sendo tocado pela cabeça de leitura. Isso resultará em perda de dados.

Perda de Dados Por Ataque Ransomware.

Em dias em que informações valem muito dinheiro, quadrilhas especializadas em roubos de dados tem surgido como nunca.

Programas maliciosos estão espalhados por toda a internet, apenas esperando algum desavisado clicar em seus links.

O ransomware pode chegar a você de inúmeras formas, por email é o mais comum. Promoções fantásticas, ofertas irrecusáveis ou até um email que parecer ser de um amigo.

Todas essas são táticas que essas quadrilhas usam para induzir as pessoas a acessarem links contendo malware.

O Brasil em 2020 entrou na lista dos 10 países mais atacados por Ransomware, esse tipo de ataque é brutal com os seus dados. São inúmeros os tipos de Ransomware, mas a função é praticamente a mesma: infectar o HD, bloquear ou criptografar os dados e cobrar uma recompensa para liberá-los.

Para se proteger desse tipo de ataque mantenha sempre o seu antivírus ativo e atualizado. E sempre desconfie de emails que contêm links de pessoas que você não conhece ou de empresas nas quais você não inscreveu seu email.

O melhor é desconfiar de tudo, proteção nunca é demais, ainda mais na internet. Mas ainda que você tenha perdido os dados por um ataque, nós da Corvus podemos recuperar os dados criptografados por ransomware.

Perda de Dados Por Sobreposição Dos Arquivos.

A sobreposição de dados é um dos mais graves cenários para recuperação de dados. Existem poucas tecnologias capazes de recuperar esses dados.

Um dos principais motivos para sobreposição dos dados é o mau funcionamento do aparelho de armazenamento de dados.

O HD é o que mais sofre com perda de dados por esse motivo.

Sobreposição de Dados Pelo Mau Funcionamento do HD

A sobreposição acontece quando o HD trava no momento de gravar novas informações ou por um mau funcionamento grava as informações em lugares já ocupados por outros dados.

O prato magnético do HD onde os dados são registrados, funciona como uma sequência de “gavetas” de um arquivo. As informações e os dados são armazenados nessas “gavetas”.

O braço do HD se movimenta por todo o prato magnético e a cabeça de leitura e gravação faz este trabalho de “abrir” essas “gavetas” e registra as informações.

Com o mau funcionamento dos componentes mecânicos, o braço de leitura e gravação faz o registro de dados em áreas já ocupadas e faz o registro das novas informações, causando uma sobreposição dos dados.

Os dados que são sobrepostos corrompem outros, esse tipo de dados não podem mais ser abertos. Causando uma perda de dados antigos e novos.

Sobreposição de Dados no HD Formatado.

A formatação do HD não apaga os dados completamente, ainda que o HD seja formatado ainda há a possibilidade de recuperar os dados.

A sobreposição de dados acontece quando você formata o seu HD e registra novos dados, e mais tarde por algum motivo precisa recuperar os dados que estavam registrados antes da formatação do HD.

Nesse caso as novas informações já estarão registradas sobre as antigas e por isso a recuperação dos dados antigos é quase nula. Porque vai depender se os dados novos foram registrados sobre os antigos.

Há casos em que os dados novos foram registrados só sobre uma parte dos dados antigos, a recuperação da outra parte é possível.

Perda de Dados Por Queda e Pico de Energia.

A instabilidade da energia elétrica afeta diretamente os seus dados. O desligamento inesperado do seu computador pode danificar o seu software.

É recomendável que você tenha um estabilizador de energia conectado ao seu computador, ele será uma salvaguarda.

Perda Dados do HD Por Falha Humana

Essa é uma falha que todos estão suscetíveis a ter, nem todo o treinamento técnico do mundo pode evitar esses erros. São inúmeros os casos desse tipo, os principais motivos são:

  • Exclusão de dados – Isso é muito comum, muitas pessoas acham que tem um dados em um backup e após excluírem o dados percebem que os dados não estão no Backup. Ainda que haja a lixeira com uma “garantia” de que os dados não serão excluídos permanentemente, ela só funciona com certa quantidade de dados. Geralmente é reservado para lixeira 10% do espaço de armazenamento da memória, se o armazenamento total for atingido e for enviado mais arquivos para lixeira, ela automaticamente começa a deletar permanentemente os arquivos mais antigos para abrir espaço para os mais novos. Nesse caso será impossível para você recuperar os dados pelas vias normais do sistema operacional.
  • Formatação – A formatação acidental é a mais difícil de acontecer, o próprio sistema operacional possui inúmeras etapas até chegar a formatação. Mas há casos em que o HD começa a apresentar falhas e pede para ser formatado, é óbvio que os dados serão formatados, mas nesses casos dificilmente houve uma preparação de backups atualizados para que a formatação fosse feita sem colocar em risco os dados.

Perda de Dados Por Inundação ou Incêndio.

O HD não foi feito para ser resistente à água ou ao fogo, ainda que toda a carcaça seja afetada, os dados ainda podem ser recuperados em alguns casos.

Nessas situações apenas uma empresa especializada pode recuperar os dados do disco magnético. Essa recuperação é bem complicada, mas não é impossível.

Dicas Para Evitar a Perda de Dados do HD?

Backups – Backup não evita a perda de dados, mas é um respaldo no caso de perda. Mas tenha em mente que o Backup não é uma cópia dos dados, mas sim uma cópia da cópia. Lembre-se de sempre ter esse backup atualizado.

Evitar quedas e pancadas – Pancadas podem afetar o HD causando a perda de dados. Evite o máximo possível qualquer pancada ou batida.

Tenha um bom antivírus ativo – Ele vai te proteger de ataques maliciosos de ransomware. Além do antivírus sempre deixe atualizado o sistema operacional.

É possível Recuperar os Dados do HD?

Na maioria dos casos, sim, é possível. Mas o que acontece após a perda de dados pode afetar a sua recuperação. Algumas dicas do que fazer após sofrer a perda de dados.

  • Não utilize softwares gratuitos recuperação de dados – Esses softwares foram criados com o intuito de recuperar os dados perdidos, o que de fato eles até fazem, o problema é que após recuperá-lo, esses dados são registrados sobre os dados que não foram perdidos, isso causa sobreposição de dados. Esses softwares atrapalham e muito a recuperação de dados, e por muitas vezes, até impossibilitam a recuperação de dados.
  • Não abra o HD – O HD não pode ser aberto fora de uma Sala Limpa Classe 100, essa sala possui um controle total das partículas no ar. As partículas no ar danificam o disco magnético colocando em risco os dados armazenados. O disco magnético não pode ser tocado de forma alguma.
  • Não salve mais arquivos no HD – Após identificar a perda de dados desligue o seu dispositivo e não o utilize mais. Se você usar novamente novos dados podem ser registrados no lugar onde os antigos estavam, e caso isso aconteça não será possível ser feito a recuperação.
  • Entre em contato com a Corvus – Nós podemos diagnosticar o seu HD em até 24 horas úteis, totalmente de graça e sem compromisso. Podemos ver a extensão da perda de dados, em todos os cenários de perda de dados, nós podemos te ajudar a recuperá-los. Possuímos todos os equipamentos necessários e os especialistas capacitados.

Conclusão

São inúmeros os motivos que levam a perda de dados do HD. Mas a boa notícia em meio a tudo isso é que a Corvus pode te ajudar a recuperá-los em todos os casos.

Com os nossos especialistas e softwares de última geração podemos diagnosticar o seu HD em até 24 horas úteis, a agilidade no diagnóstico e na recuperação é chave para que a recuperação seja bem sucedida.

Nos deixe analisar o seu caso, ainda que você tenha recebido um retorno negativo de outras empresas, nos deixe mostrar que é possível.

(Visited 3 times, 1 visits today)