O Que Fazer Quando o HD Parar de Funcionar?
Em um belo dia você liga seu computador para começar a trabalhar e nada acontece.
Um caso acontecido no ano de 2011 e bastante divulgado na mídia, foi o do rapaz que invadiu uma escola em Realengo – RJ causando uma tragédia. Para eliminar pistas, ele ateou fogo em seu computador. Porém, segundo especialistas, o fogo não é a melhor maneira de se livrar de um disco rígido, muito pelo contrário, HDs são bastante resistentes à altas temperaturas.
Se o fogo não chegar a atingir as mídias, mais conhecidas como “pratos do disco” – que por sinal, são construídos em um ambiente selado e bastante protegido dentro do HD – os dados ainda podem ser recuperados, ao passo que, se esses pratos forem atingidos pelo fogo e sofrerem alterações físicas em sua superfície como dilatações ou deformações, as informações que são armazenadas neles de forma magnética serão destruídas, logo as chances de recuperação de dados são quase zero.
A recuperação de dados em um HD queimado, é um processo bastante difícil e trabalhoso, pois na grande maioria dos casos a empresa de recuperação de dados precisa construir um HD idêntico ao queimado e colocar sua mídia – os pratos – do HD danificado nele. O grande problema é que, devido ao fato de o disco estar queimado, torna-se difícil identificar os componentes necessários para a construção – ele precisa ser realmente idêntico. O selo do HD diz muito sobre seu modelo e sua fabricação e é, basicamente, através dele que as empresas baseiam-se para fazer toda a identificação de peças e afins. Porém, quando queimado, este rótulo normalmente é apagado.
Na informática, a palavra “queimar” não necessariamente está relacionada ao fogo. Existem casos em que o técnico diz: o seu HD está queimado e isso quer dizer que o que “queimou” é o circuito lógico que controla a leitura e armazenamento dos dados do HD, conforme já falamos em um outro artigo. Nestes casos é necessário trocar esta placa lógica por uma nova.
Independente do problema do seu HD, seja ele lógico, físico, queimaduras causadas por fogo ou ainda que ele simplesmente tenha parado de funcionar e você não tenha a menor ideia do que aconteceu – principalmente neste caso – é muito importante que seja procurada uma empresa de recuperação de dados e não realizar intervenções por conta própria ou utilizar algum programa baixado na internet.
Como dissemos, a recuperação de dados, principalmente em HDs queimados, é um trabalho bastante complexo, e é fundamental que seja feita em um laboratório devidamente equipado e livre de impurezas – bons laboratórios possuem filtro de partículas poeira para não danificarem os platters do HD quando expostos – com especialistas altamente treinados.
A Corvus investe constantemente em infraestrutura e tecnologias inovadoras, a fim de elevar cada vez mais o nível de garantia de recuperação dos dados de seus clientes, além disso, já recuperou diversos HDs que sofreram graves queimaduras físicas e lógicas. Por isso, se o seu HD apresenta problemas, entre em contato com a Corvus e converse com um técnico, ele com certeza irá esclarecer as suas dúvidas e te indicar a melhor solução.
| Post Recentes
Saiba como a Corvus pode te ajudar, somos especialistas em recuperação dados.
O Que Fazer Quando o HD Parar de Funcionar?
Em um belo dia você liga seu computador para começar a trabalhar e nada acontece.
É Possível Recuperar HD Danificado?
Há uma teoria que diz que o ciclo da vida do ser humano é o seguinte: Você nasce, cresce, estraga o HD do seu computador,
A Importância do Backup Para Empresas e Pessoas
O que você faria se perdesse todos os seus dados agora? Pense no prejuízo irreparável que seria perder os dados de seus contatos, históricos e documentos financeiros, ou mesmo o aborrecimento que a perda de documentos pessoais
Para Parceiros
Central de Atendimento
Data Center
Personal Computing
WhatsApp us
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
(João 3:16)
Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa Política de Cookies.
Aceito