Espero que você goste desse artigo.
Se você quer recuperar dados, CLIQUE AQUI para realizar um orçamento sem custo e sem compromisso.

Segurança da Informação: O Que Você Realmente Não Sabe!

Tudo parece muito místico ou complexo, quando tratamos de segurança da informação, correto?

Sim, é basicamente isso que vemos em vídeos no youtube, ainda em fóruns ou nas redes sociais, quando tratamos deste tema.

De fato existem sistemas complexos de seguranças que contêm diversos protocolos, lógica de programação, acessos restritos, escalas de privilégios e senhas para acesso master.

Okay, tudo isso parece muito embaraçado e complexo, mas não é.

O alvo principal é que todos os possíveis caminhos para uma invasão, estejam completamente fechados e seguros contra quaisquer tipos de ameaças.

A segurança da informação é complexa. Por isso, é comum que os gestores fiquem sobrecarregados com tantos detalhes e particularidades a serem observados.

Apesar de sermos uma empresa de recuperação de dados, ou seja, que oferece a solução para quem já os perdeu, nos sentimos no dever de auxiliar nossos clientes na prevenção dessas informações.

Afinal, sabemos que o acervo informacional é o principal ativo de qualquer empresa e nunca é agradável perder uma informação importante – mesmo que ela possa ser recuperada depois.

Isso chama-se medidas preventivas sobre segurança da informação.

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre a base para um processo de gestão eficiente.

Ela está apoiada em 3 elementos principais: pessoas, processos e tecnologias.

O que devemos considerar é que, geralmente, as empresas querem achar todas as respostas na tecnologia, desconsiderando que pessoas e processos também são fatores influentes na efetividade de uma estratégia de segurança.

Três principais estratégias para te ajudar com a segurança da informação:
Além disso, temos os 3 pilares fundamentais para uma estratégia de segurança da informação ser gerenciada corretamente.

São elas:

1. Confidencialidade:

É a garantia que se tem de que as informações são acessadas somente por pessoas autorizadas.

Ao contrário do que se pensa, a confidencialidade é muito mais do que a privacidade, pois envolve impedir a leitura de informações por pessoas que não são autorizadas a acessá-las.

Todas as informações da empresa, principalmente as confidenciais, devem ser acessadas por pessoas estritamente autorizadas, para isso, o aspecto mais importante é garantir a identificação e autenticação das partes envolvidas quando se trata de medidas preventivas de segurança da informação.

2. Integridade:

Para garantir a integridade, é preciso impedir que as informações sejam alteradas de forma desaconselhável.

A integridade dos dados pode ser comprometida por meio de acidentes, como problemas na mídia de armazenamento, falhas no sistema, transmissão ruim no ambiente de armazenamento ou ações mal intencionadas, com deleção de informações propositalmente, por algum motivo.

3. Disponibilidade:

Perder temporariamente o acesso aos dados do serviço de e-mail ou do seu e-commerce, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto os eventos que mencionamos em confidencialidade.

Uma perda de informações sensíveis, dependendo da situação, pode fazer uma empresa parar de operar por algum tempo, o que significa altos prejuízos.

O que fazer quando os protocolos de segurança forem quebrados?

Quando existe um sistema que funciona graças aos diversos protocolos de segurança que os programadores que os desenvolveram.

Não podemos cair na falsa ilusão que: “não podemos acreditar que só porque ninguém ainda tentou invadir o sistema, que ele funciona e é 100% seguro”.

É necessário levar em consideração que mesmo se ninguém tentou, ainda assim estamos inseguros.

Partindo deste pressuposto, que é real, mas que por vezes não nos damos conta ou não levamos a sério, que sempre estamos vulneráveis e que estamos a poucos passos de uma queda.

Se nunca levarmos em consideração que nunca estamos seguros e que esse falso preenchimento de ego e essa saciedade nunca é o que deve predominar.

Mil motivos temos para acreditar que os nossos sistemas são os melhores, mas esquecemos que existem quadrilhas especializadas somente em cometer crimes cibernéticos.

Independente do quanto o seu site é bonito, cheio de conteúdos bacanas, o quanto você faz caridades ou o quanto a sua empresa está “hypada”.

Você é um alvo fácil, meu amigo/minha amiga.

Não gostamos de falar a palavra “mindset”, mas é necessário essa mudança de mentalidade, mudar todos esses pensamentos.

Pois todas essas linhas escritas são reais.

Não é uma apologia ou engrandecimento de crimes ou algo assim, não é saudosismo.

Os criminosos utilizam de diversos tipos de manobras para conseguirem invadir o seu sistema, obter o privilégio necessário para conseguir roubar os seus dados e te extorquir, caso você não os pague para que devolva o acesso ou que não os divulgue nas redes sociais.

Sabemos que é difícil de admitir, que é difícil digerir, e que as diversas perguntas e questionamentos invadem os pensamentos.

Mas, não é necessário se prender a isso.

Você precisa entender que, independente de você, mas que você fez o seu melhor, mesmo nos piores cenários, você tenha o Joker na manga, para solucionar a questão.

O que fazer após os ambientes serem invadidos e ocorrer uma perda de dados?

Em um ambiente onde os hackers já tenham invadido, roubado, sequestrado, bloqueado, encriptado ou que tenha tomado alguma outra atitude criminosa, todos os protocolos vão precisar ser revisados, pois você está muito vulnerável.

Você percebe que em nenhum dos momentos foi mencionado antivírus ou alguma dessas soluções que na verdade não impedem um ataque hacker, um ataque ransomware?

Seu sistema entra em pane… e agora, quem você vai chamar?

Um parceiro, um amigo ou aquele primo que “entende de computador e entende de informática”?

Talvez essa não seja a solução ideal, porque são essas pessoas que não entendem de recuperação de dados, que acabam prejudicando o seu projeto de ter de volta os seus dados.

Você precisa ter um pouco de conhecimento em lógica de programação, em gestão e um pouco de base em TI, porque as vulnerabilidades estão expostas.

Comprometer todo o ecossistema e arriscar uma perda de dados, por conta da negligência ou por confiar que um simples antivírus que foi instalado em um dos servidores, já é o bastante.

Ledo engano… demos início ao fim… hora de prejudicar toda a empresa, os colaboradores, parceiros e os investidores.

Todos aqueles que estão envolvidos ou relacionados de alguma forma no ambiente empresarial que sofrem perda de dados, ficam com o pé atrás para acreditar novamente que o ambiente é seguro para os investimentos serem fortes.

É possível notar a quantidade de chances perdidas?

E o volume de portas fechadas que surgem?

Diversas vezes os administradores, gerentes, diretores ou gestores entram em contato conosco, por conta de uma perda de dados “do nada”.

Nunca é do nada. Sempre podemos traçar novos objetivos, são diversas as possibilidades para que tudo não se comprometa.

Soluções ideais para a recuperação de dados em sistemas que falharam:

Conforme já dissemos em artigos anteriores, é sempre muito importante possuir medidas preventivas de segurança da informação na empresa, para evitar a perda de dados sensíveis devido à falta de ações preventivas.

Paralelamente, apesar de existirem estratégias que, praticamente, garantem a segurança digital, é impossível obter 100% de contingência, independentemente do tipo ou porte da empresa em questão.

Sendo assim, é crucial também possuir uma “carta na manga”, no caso de algum incidente acontecer e você precisar rapidamente recuperar algum dado do negócio.

O treinamento dos colaboradores, funcionários ou prestadores de serviços que acabam por uma falta de atenção ou ainda uma má administração, liberam uma porta para acesso dos cibercriminosos.

Não são poucas as vezes que há a quebra de protocolos, onde os hackers apelam para a engenharia social, tentam tirar o lado racional, até que perca a sua orientação emocional.

Isso é chamado de “Phishing”, uma estratégia suja que é utilizada quando os criminosos não conseguem acessar o sistema por vulnerabilidades, mas encontram um desavisado ou desatento que cai no golpe inicial.

Como a Corvus te ajuda a recuperar os dados da sua empresa?

A Corvus é uma empresa especializada em recuperar ambientes caóticos, ambientes sensíveis, ambientes corporativos complexos, para a recuperação efetiva e especializada, com o máximo de tempo hábil e minimizar os impactos no negócio.

Temos um time de especialistas que estão sempre online e disponíveis 24×7, para receber todos os projetos, independente do ambiente ou se já tenha recebido um diagnóstico negativo de concorrentes.

Entre em contato com o nosso time de especialistas para recuperar os dados sensíveis e importantes da sua empresa.

Prova Social de um cliente da Corvus

“Tem se investido cada vez mais em tecnologias de segurança quando o principal e mais vulnerável elo da corrente, o ser humano, não conhece as regras da empresa ou não se importa com o impacto do furo de segurança na empresa e, consequentemente, no seu emprego.”

(Franco Anderson Souza – Gerente de TI da Siemens).

(Visited 1 times, 1 visits today)